terça-feira, 16 de setembro de 2008

Palavras pequeninas

A manhã não foi lá muito agradável. A orientadora fez-me bastantes reparos num texto que eu tinha feito e custou-me um bocado - ela não foi agressiva, mas fiquei triste comigo mesma. Desiludida. Vinguei-me nas compras. Um cinto, um casaco (mangas), uma camisola e uns sapatos.

Já ao fim da tarde, em pesquisa para um trabalho sobre a baquelite, descobri uma das maiores palavras que eu já tinha visto:

polioxibenzimetilenglicolanhidrido, trata-se da junção do fenol
com o formaldeido (aldeído fórmico), que forma um polímero chamado polifenol. 34 letras!

Mas depressa percebi que isto até nem era nada, a maior palavra portuguesa é:

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, que define uma pessoa que tem uma doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas. Este monstruoso vocábulo de 46 letras foi pela primeira vez registado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa em 2001. Em segundo lugar, com 45 letras, temos a designação da mesma doença: Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose.

Num honroso terceiro lugar temos a palavra que me levou ao choro de tanto rir. Não pela sua composição em sim, mas pela definição. A Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é uma doença psicológica que se caracteriza pelo medo irracional (fobia) de pronunciar palavras grandes ou complicadas.

33 letrinhas só para aqueles que têm medo de pronunciar palavras grandes - que é para não serem maricas! Porque nem que quisessem não conseguiriam nomear a doença de que sofrem...Agora pergunto: só eu é que acho isto incrivelmente irónico?

A palavra adorada pelo Diogo Infante está em quarto com 29 caracteres: Anticonstitucionalissimamente. E o senhor Dr. Oftalmotorrinolaringologista fica em quinto com apenas 28 letras.

Peanuts quando comparadas com a maior palavra do mundo que é inglesa e tem 189.819 letras. Sim, sim, leram bem: cento e oitenta e nove mil, oitocentas e dezanove letrinhas. É a designação química de uma proteína conhecida por Titin: comprova aqui.

5 toque(s) no(a) estagiário(a):

Otodectes cynotis disse...

Para a próxima dou-te uma seringa com acepromazina e como quem não quer a coisa injectas a orientadora antes de ler os teus textos.
Assim ela vai para o país dos cogumelos mágicos e depois de ler já não te chateia...
E mais, é capaz até de te propor para o Nobel da literatura!
*

Rivka disse...

Temo um cadinho pela tua saúde mental neste dia em que andaste a fazer estas pesquisas AMIGA!!!

Nada de desilusões, estágio é estágio e só aprendemos quase ao pontapé.

Anónimo disse...

Post muito bom! O que eu aprendo com esta génio da comunicação. jamais coseguirei pronunciar estas palavras, mas descobri uma forma de lixar alguns. Força, estágio é assim, há que dar o litro!

Rivka disse...

Desafio-nos para tentar dizer isso tudo este fim-de-semana :D

(e então, já parou o ciuminho ;)?

Francisco Albuquerque disse...

LOL fobia de palavras "PEQUENINAS" com mais de trinta letras é do melhor!!! E eu na minha ignorância que achava que as maiores palavras portuguesas eram fado e saudade!! Fora de doidices, não imaginava a existência de tais palavras! boa sorte com o estágio! beijo