quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

É.

Por acaso o meu estágio já acabou, mas não é por isso que não tenho escrito. Tenho tido trabalho, pouco tempo para muita coisa. Mas estou aqui, por isso:

BOM ANO 2009!

Espero que a vossa passagem de ano tenha sido boa...a minha foi. =)

PNJU - Divulgação

Porque acho que é um projecto muito bom e porque conheço os mentores e estou orgulhosa:

1º Prémio Nacional de Jornalismo Universitário

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Youth Press Portugal, apresenta o 1º Prémio Nacional de Jornalismo Universitário realizado em Portugal.

Este prémio é dirigido a todos os alunos de cursos de Jornalismo e Comunicação nacionais. Os trabalhos terão de ser apresentados em formato de Televisão, Rádio, Imprensa, Multimédia ou Fotografia. Não podem ter sido publicados em nenhum órgão de comunicação social e deverão ser enviados até 20 de Março de 2009.

As reportagens serão avaliadas por júris competentes e de reconhecido mérito nas respectivas áreas, tendo como fim o reconhecimento dos trabalhos socialmente relevantes bem como o seu valor jornalístico.

O Prémio irá encerrar com um Ciclo de Apresentação das Reportagens, nos dias 2 e 3 de Maio, onde alunos concorrentes, júri e auditório poderão debater os trabalhos em concurso e o jornalismo.

Quem pode participar? Todos os estudantes de Jornalismo do ensino Universitário ou Politécnico.

Que trabalhos podem ser submetidos a concurso? Todos os trabalhos jornalísticos em suporte de Televisão, Rádio, Imprensa, Multimédia ou Fotografia.

Quando? Os trabalhos devem ser enviados até dia 20 de Março. As datas de anúncio dos finalistas e restantes informações relativas a júris serão enviadas em breve.

Comissão Científica:

· Cristina Ponte, Professora Universitária e Investigadora

· Pedro Coelho, Professor Universitário e Jornalista da SIC

· Jacinto Godinho, Professor Universitário e Jornalista da RTP

· António Granado, Professor Universitário e Jornalista e Editor do Público

· Arons de Carvalho, Professor Universitário, Deputado e Jurista

· Pedro Loureiro, Fotógrafo

Júri:

· Presidente do Júri de Imprensa: Fernando Cascais (Professor Universitário, Director do Cenjor)

· Presidente do Júri de Rádio: Sofia Vieira (Jornalista da Rádio Renascença)

· Presidente do Júri de Fotografia: Céu Guarda (Fotógrafa)

· Presidente do Júri de Multimédia: Paula Sá (Jornalista do Diário de Notícias e Professora Universitária)

· Presidente do Júri de Televisão: Ricardo Costa (Jornalista e Director-Geral Adjunto da SIC)

Esta iniciativa pretende criar nos estudantes de jornalismo a dinâmica de produção de matérias socialmente relevantes para que no futuro, enquanto profissionais, trabalhem no sentido de despertar consciências. Para além disso é objectivo do evento proporcionar uma interacção efectiva entre profissionais e estudantes, bem como contribuir para o reforço das competências práticas que devem estar associadas a um ensino cada vez mais integrado, ou seja, aliança entre as componentes teórica e prática.

Participa e passa a mensagem!

Mais informações em www.pnju.org

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Acabaram-se os estágios?

Talvez não, suponho apenas que as pessoas andem tão ocupadas com o trabalho que têm em mãos que nem conseguem postar...
Nós por cá, como os outdoors espalhados por todo o país, estamos a dois meses do fim do estágio. Está a ser complicado gerir esse facto, já tive de me despedir de algumas colegas estagiárias, e é sempre difícil.
Entretanto vários amigos têm arranjado emprego e fico tremendamente feliz por eles, embora anseie, naturalmente, a mesma sorte - já que o mesmo saber não é quantificável -.
Tenho feito uma ou outra entrevista (estou aliás à espera que chegue aqui à redacção o padre que vou entrevistar...), fiz entretanto uma peça sozinha mas não podemos sonorizar (por [mau] princípio da coordenadora).
Sinto que mostrei muito pouco (demasiado pouco) ou longo destes quatro meses.
Entretanto iniciei, devagar, muito devagar, a saga do envio dos currículos. Ainda só enviei dois, é certo, mas já recebi este fantástico e-mail:
Exma. Senhora,
Na impossibilidade de a podermos ajudar, nesta fase, informamos que os seus dados curriculares permanecerão na nossa base de dados, pelo período de um ano a contar da presente dada, para serem apreciados caso venha a surgir uma oportunidade adequada aos seus conhecimentos.
Cordialmente
Direcção de Recursos Humanos
E assim será, provavelmente, durante uns tempos (breves, espero).
Nós por cá, continuamos a ansiar por uma oportunidade de mostrar o valor que às vezes (demasiadas vezes, na busca do 1º emprego) duvidamos ter.