sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Sorte ou azar

O dia começou mal. Passei a semana com o horário da noite, mas hoje ia entrar bem cedo por isso o despertador estava marcado para as 05h20.
Acordei bem depois de ter tocado, cabelo desgrenhado, corrida no corredor com calças de pijama já a meio das pernas, um verdadeiro desatino. A coordenadora do online é uma verdadeira pérola e não me deu na cabeça; também foi o meu primeiro atraso (a sério) e compensei com muito e empenhado trabalho.
Até que.
Ia morrendo do coração. Recebemos constantemente e-mails com o "mapa geral" ou "mapa da semana" que nos indica quem vai estar, onde, em que semana, na redacção. Os estagiários desaparecem por vezes, nada de grave, e nem era o caso. Lá estava eu, a verde fluorescente, como os restantes. A laranja, nas madrugadas, lá estava eu, naquela semana.
De 20 a 26 de Dezembro. Mudei de cor três vezes, revi o mapa outras tantas, vieram-me lágrimas aos olhos ('tá bem, mariquinhas, eu sei...), pensei no que faço, há anos, com a minha família na tarde de dia 24, na noite, no dia 25, no Natal. E parecia-me ridículo o sacrifício para algo tão pouco garantido como é este estágio, que apesar de estar a gostar muito, porque é o que sempre quis, e tão pouco agradecido também. Recompus-me mas não acatei serenamente a decisão. Mexi-me. Falei com uma estagiária (e acertei à primeira) e ela não se importa. Para ela, não é sacrifício. E troca comigo. Se me sentia a pessoa com mais azar do mundo, esta manhã, algum tempo depois sentia-me verdadeiramente agradecida pela sorte que acabara de ter. Esta é uma pessoa que não se importa de abdicar de estar com a família na noite mais quente (para uns, mais fria para outros) do ano e assim eu vou poder estar. Há realmente pessoas para tudo, mas hoje orgulho-me em dizer que a minha ambição tem limites. Quando receber e me for dado crédito, logo sacrifico o Natal.

5 toque(s) no(a) estagiário(a):

Anónimo disse...

A última frase é fantástica! Concordo, o Natal só se sacrifica por algo que valha a pena. Agora ir trabalhar às 5H00 da manhã só mesmo para os padeiros e até esses já o não fazem. O que vale é que estou convencido do reconhecimento do teu valor, mais tarde ou mais cedo, vai aparecer e aí também... venha o champanhe!

Rivka disse...

Ao Orbi, leo, e amigo vet, para além dos contribuidores, o nosso mais sincero obrigado pelos comentários sempre calorosos, sempre amigos, sempre presentes :)

Hariska disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hariska disse...

Acho que fizeste muito bem, eu espero não me assustar assim! =)

Anónimo disse...

Essa estagiária merece um doce.
Entendo o teu desespero ao consultares o mapa de distribuição de serviço, o dia de Natal é para se estar com a família, pelo menos assim é a tradição, e é muito bom ter essa família que nos apoia sempre que necessitamos.
A tal estagiária quem sabe quais são as razões dela?...